14-10-2013: Teotihuacán, Ciudad de México y Puebla – México

Nos despedimos de Jalpan de Serra depois de uma caminhada à represa que abastece a cidade e da visita ao Grupo Ecológico Sierra Gorda.

No almoço, provamos os deliciosos sopes, que são tortillas com vários ingredientes em cima! A receita será postada em breve no nosso Livro de Receitas!

Seguimos para o próximo destino, San Juan de Teotihuacán. No caminho, tivemos nosso primeiro encontro com a policia federal. Eles nos pareceram um pouco diferentes dos policias da policia municipal e estadual com quem havíamos conversado antes. O guarda disse que nos parou na estrada para comunicar que havíamos infringido uma lei do Distrito Federal (Ciudad de México, a capital do país) que é como o rodizio de veículos que temos em São Paulo. Nossa placa não estava autorizada a circular naquele dia no DF e nos 18 municípios vizinhos, como ele nos mostrou em seu livro. Ele nos informou que o motorhome seria guinchado e apreendido por 48 horas e teríamos que pagar uma multa de 4000 pesos mexicanos (aproximadamente R$ 775,00). Também nos explicou que poderíamos pagar a multa diretamente para ele e sem guinchar o carro, o que ainda nos garantiria um pequeno desconto e sairia por “apenas” 3000 pesos. Depois de 35 minutos de conversa e brilhante negociação da Thays, ele finalmente se frustrou e nos mandou ir embora! Foi somente quando paramos o carro num posto de gasolina e fomos perguntar para as pessoas se estávamos na zona onde se aplica a lei, que descobrimos que nos encontrávamos totalmente fora da área correspondente à essa restrição! Nós três estamos 100% de acordo que, no caso de que cometamos uma infração, iremos pagar a multa correspondente mas nunca pagaremos propinas a um policial corrupto! Não precisamos dizer que ficamos muito aliviados ao chegar em segurança ao maravilhoso camping para motorhomes em Teotihuacán, apenas a alguns minutos de distância das ruínas de mesmo nome!

As ruínas de Teotihuacán são grandiosas e nós passamos quase todo o dia caminhando pela “Avenida de los Muertos”, subindo as grandes pirâmides – a Pirâmide do Sol, a Pirâmide da Lua e o belíssimo Templo de Quetzalcóatl, com sua fachada cheia de esculturas. O complexo também conta com um ótimo museu, que apresenta artefatos arqueológicos e possui explicações sobre a civilização que ocupou o local.

Como a Cidade do México estava a apenas meia hora em ônibus de onde estávamos hospedados e nenhum de nós queria tentar dirigir o motorhome nas ruas e avenidas dessa enorme cidade, decidimos deixá-lo estacionado em Teotihuacán e transformar o camping em nossa base enquanto explorávamos a capital em transporte público no fim de semana. Usando o metrô e um ônibus turístico (embaixo de muita chuva), pudemos conhecer os atrativos da área central no sábado, assim como a preparação do Zócalo (a praça principal da cidade) para a festa de celebração do dia da independência, que seria no dia seguinte.  No domingo, visitamos o maravilhoso Museu de Antropologia, onde pudemos conhecer muito mais da história das várias civilizações e culturas que habitaram, durante os séculos passados, a região hoje conhecida como México. Mais tarde no mesmo dia, nos encontramos com um amigo da Thays que vive em Ciudad de México, que nos contou mais sobre a independência mexicana e as celebrações da data. Depois do jantar no mercado de Coyoacán, conseguimos alcançar o último ônibus de volta para a pequena Teotihuacán, onde queríamos acompanhar os festejos de independência. Pudemos ver os fogos de artifício, música ao vivo, dança e o grito de independência.

Na manhã seguinte, partimos em viagem para Cholula, uma pequena cidade perto de Puebla, capital do estado de mesmo nome. Nos hospedamos em outro camping para motorhomes (infelizmente não tão bom quanto o último, parecia mais um hotel abandonado e mal assombrado), onde cozinhamos um delicioso jantar no Chancho, o motorhome. Fomos para o centro de Puebla no dia seguinte, onde há uma das mais belas catedrais do México. Tivemos a chance de visitá-la e passear pelas bonitas ruas do centro enquanto esperávamos pelos nossos cartões de visita e adesivos que mandamos fazer em uma gráfica. De noite, voltamos para casa em uma kombi extremamente cheia onde mal cabíamos! Fomos dormir cedo para no próximo dia seguir para Tehuacán, local onde se encontra o primeiro projeto parceiro da Expedição Mutare, o “Colectivo Obreras Insumisas”!