08-02-2014: O desconhecido El Salvador

El Salvador:

Por uma série de acontecimentos, nossa entrada em Salvador foi atrasada e ao invés de seguir nosso plano de seguir viagem diretamente até a costa, tivemos que fazer uma parada forçada em Santa Ana. Fomos parar em um hostel/restaurante chamado Casa Frolaz. Infelizmente, naquele mesmo dia o dono do hotel havia falecido devido a um câncer e alguns de seus amigos estavam reunidos no restaurante para um funeral e celebração pela sua vida. Eles gentilmente nos convidaram a unirmos a eles e passamos uma noite agradável escutando memórias e as histórias da vida dele. Por mais improvável que pareça, todos os amigos disseram que o Carson se parecia muito com ele e vez ou outra alguém parava para comentar outra vez.

Deixando Santa Ana na manhã seguinte, dirigimos pela Ruta de las Flores, uma estrada famosa pela beleza das flores ao seu decorrer. Infelizmente nesse época não havia muitas flores, mas principalmente ao acercar-se da costa, paisagem era muito bela, uma das mais belas estradas que já vimos. Chegamos à praia El Tunco, onde passamos dois dias descansando e aproveitando a praia. Após despedir-nos de nosso amigo alemão, Jan, seguimos viagem para Zacatecoluca, prontos para encontrar o lugar onde planejávamos fazer o voluntariado, a Pastoral Social de Zacatecoluca.

Zacatecoluca é um pequeno pueblo a algumas horas da capital San Salvador. Um dos padres da igreja católica da cidade gerencia diversos projetos sociais com a intenção de fazer a diferença na vida das pessoas da cidade. Conhecemos o Padre Francisco, um homem cheio de enrgia, e em menos de meia hora já estávamos dentro de seu carro para uma viagem através do país. Ele estava indo visitar sua família antes de partir para uma viagem aos Estados Unidos, e teve a ideia de aproveitar o tempo para conversar consco, para que nos conhecessemos e para contar sobre o projeto. Fomos muito bem recebidos por sua família, conversamos bastante e planejamos como poderíamos aproveitar ao máximo os próximos dias, antes que o padre partisse para sua viagem.

De volta a Zacatecoluca na manhã seguinte (sim, El Salvado é tão pequeno que pode ser cruzado em 4 horas) participamos de algumas reuniões com diversos membros da Pastoral Social. Começamos a conhecer melhor a organização, como funciona e seus projetos. Fomos hospedados em alguns quartos que antes pertenceram à freiras, dentro do orfanato gerido pela Pastoral Social. Apesar de ter capacidade para mais de 100 criançar, hoje o abrigo está vazio pois será desativado devido algumas mudanças nas leis nacionais de proteção às crianças e à insuficiencia de fundos. No total, havia apenas 7 crianças, que ficaram super felizes com nossa companhia e se tornaram nossos amigos. Todas as noites passávamos um bom tempo brincando e cantando junto com elas. Mais sobre o trabalho da Pastoral Social e sobre o trabalho que realizamos com eles, você pode ler no próximo post!

Ao final do nosso período de voluntariado, deixamos Zacatecoluca em direção à Suchitoto,  uma pequena cidade colonial no norte de El Salvador e ao lado do lado Suchitlán. Escolhemos viajar por uma bela estrada secundária, mas acabamos dirigindo os últimos 50km na terra e demorando horas para chegar ao nosso destino final. Havia uma feira acontecendo na cidade, e pudemos até subir na (assustadora) roda gigante! Dois dias depois, a Thays não estava se sentindo bem e então fomos para o hospital público local. Após duas horas de espera, o médico a diagnosticou com um pequeno derrame! Fomos então enviados pelo seu seguro de viagem outra vez para Santa Ana, onde voltamos a nos hospedar com nossos amigos do hostel Casa Frolaz por outros cinco dias. Enquanto isso, a Thays brigava com seu seguro viagem para conseguir atendimento e visitava médicos e fazia exames. Felizmente ela está bem agora e ao final foi diagnosticada apenas com uma crise de enxaqueca, muito menos assustador que um derrame!

Voltamos para Juayua, um belo povoado onde acontece nos fins de semana um festival de comida. Entre as diversas barraquinhas, há diversas opções mais exóticas como sapos, coelhos e uma mistura entre cabra e ovelha. Provamos diversos pratos e todos estavam deliciosos!

Agora já era quase natal, e havíamos decidido passar o feriado na capital do país, San Salvador. Resolvemos cozinhar uma ceia de natal para todos que estavam no agradável hostel no qual nos hospedamos. No dia 24, pegamos um ônibus para o mercado central com a intenção de comprar todos os ingredientes. Foi uma experiência bem caótica e parecia que todos os habitantes da cidade estavam ali para fazer o mesmo que nós. Mesmo com a confusão, desfrutamos o passeio e compramos todos os ingredientes para nosso pernil e cheesecake de sobremesa! Todos do hostel, hóspedes e staff, participaram e tivemos um jantar muito agradável, que culminou com o espetáculo de fogos à meia noite. Nosso quarto membro da Expedição Mutare chegou no dia de Natal e gostaríamos de apresentar-lher Marianne! Ela é de Montreal, Canadá e nos acompanhará pelos próximos meses.

Para celebrar o ano novo, nosso plano era encontrar alguns amigos que fizemos na Guatemala em Utila, Honduras. Por isso, dia 27 de dezembro começamos a longa travessia de dois países, El Salvador e Honduras, para chegar lá a tempo. Apesar de ser o menor país na América Central, El Salvador nos pareceu bem diverso. O país é bem verde em quase toda sua extensão e é um dos países mais povoados da região. Sua gente é realmente muito hospitaleira e amigável, sempre feliz em nos contar sobre seu país e cultura. Sentiremos saudades!