12-09-2009: Começa a grande aventura!

Bem-vindo à primeira edição do blog da Expedição Mutare!

Esperamos que você aproveite as histórias das nossas aventuras na estrada e das organizações com as quais trabalhamos, enquanto percorremos nosso caminho através da América Latina.

A Expedição Mutare começou oficialmente em 03 de setembro, quando os 3 integrantes – Thays, Carson e Pierre – se reuniram. Entretanto, Carson começou a viagem dirigindo o Motorhome desde Slave Lake, no Canadá, até Chicago, nos EUA – onde ele e Pierre se encontraram para seguir rumo ao sul até a fronteira mexicana em Nuevo Laredo. Cruzar a fronteira foi fácil e sem intercorrências, o procedimento foi feito em cerca de 2 horas. Porém, devido a um erro do funcionário da alfândega, a licença que permite a nosso veículo circular pelo México vale por até 10 anos, ao invés do prazo habitual de 1 ano! Da fronteira, o Carson e o Pierre dirigiram para Monterrey, no México e passaram a noite em um estacionamento dos supermercados Walmart.

A Thays voou de São Paulo, Brasil para Cidade do México, México. Tudo estava programado para que ela chegasse pela manhã de ônibus no dia 3 de setembro. No entanto, ela teve problemas com funcionários da companhia aérea e não chegou em Monterrey até quase meia-noite. Foi ótimo estarmos todos juntos novamente!

Após dormir uma segunda noite no Walmart, precisávamos encontrar um lugar onde pudéssemos nos organizar para a grande jornada adiante de nós. Encontramos uma espécie de resort, Bahia Escondida, com área para camping de veículos como o nosso, alguns km ao sul de Monterrey na cidade de Santiago e onde nos hospedamos por 2 dias. Construimos prateleiras no armário dentro do carro, ajeitamos tudo que era necessário, fizemos algumas modificações para aumentar a segurança no veículo e usamos a internet do hotel para planejar os próximos dias da viagem. Estávamos ao lado de um lago e rodeados por montanhas, um belo local que ficamos um pouco tristes em deixar.

Na Sexta-feira, 6 de setembro, pegamos a estrada logo depois do café da manhã em direção sudoeste para a cidade de San Luis Potosi. As estradas que percorremos no México até agora tem muitos remendos no asfalto, mas as principais rodovias são agradáveis ​​e com ótima sinalização que mantém os motoristas informados. As ruas nas cidade já são outra história! As placas são difíceis de encontrar e os motoristas dão pouca atenção a elas de qualquer maneira. Com um grande motorhome como o nosso, locomover-se em uma cidade que não conhecemos é um desafio!

A estrada para San Luis Potosi era montanhosa, com velocidade máxima de 80 km/h e com fortes chuvas, chegamos em San Luis apenas um pouco antes de escurecer. Embora existam muitas vantagens em ter um motorhome para viajar, encontrar locais sem custo ou baratos para estacioná-lo em uma cidade durante a noite pode ser um problema. Passamos por vários lugares antes de finalmente encontrar o Hotel Califórnia (como na música!). Por 150 pesos mexicanos (cerca de 30 reais), nos permitiram passar a noite em seu estacionamento cercado. Jantamos logo na calçada em frente, onde vendiam-se alguns tacos abaixo de um toldo. Delicioso e barato!

San Luis Potosi não é especificamente uma cidade turística, então seguimos caminho até Guanajuato, dirigindo por algumas estradas menores e passando por pequenos povoados pitorescos ao longo do caminho. Finalmente nos demos conta que estamos no meio do México, longe das cidades de veraneio e cheias de turistas. Nos empolgamos quando vimos uma van no caminho conduzida por outros estrangeiros como nós!

Passamos a noite acampados no pátio do restaurante Cabañas de Lolita, no qual almoçamos e que está localizado no alto das montanhas, com uma vista incrível da cidade abaixo de nós. No dia seguinte, planejamos explorar que belezas esconde a cidade de Guanajuato!