27-02-2014: Explorando a Nicarágua e como nos livramos de uma multa!

Depois de todo o stress e medo de que não teríamos tempo para ficar na Nicarágua por causa do nosso problema com os vistos (leia mais sobre isso aqui!) Ainda estávamos preocupados pois poderíamos ter algum problema ao tentar atravessar a fronteira para a Costa Rica. Mas isso seria em apenas um mês, o tempo que eles deram ao Chancho, o motorhome, para permanecer no país.

Decidimos fazer o voluntariado primeiro e conhecer um pouco do país depois. Com isto em mente, paramos em Esteli, uma das maiores cidades do norte, à procura de uma organização para trabalhar por lá. Foi aí que conhecemos Juanita, uma mulher da Inglaterra que havia fundado algumas empresas sociais na cidade: o restaurante Café Luz, o Hostel Luna e a agência de turismo Treehuggers. Os lucros destes negócios são todos utilizados para financiar de forma sustentável uma série de iniciativas sociais nas comunidades do entorno, parte do projeto chamado Luz Verde. Esse modelo nos pareceu muito interessante e queríamos saber mais sobre ele. Assim como oferecer nossas habilidades, intercambiar experiências e conhecimentos. Contaremos mais sobre a organização no próximo post!

Uma das atividades oferecidas pela agência de viagens TreeHuggers é uma excursão guiada através da reserva do Cânion de Somoto, classificado como um monumento nacional. Nós fizemos a viagem com alguns outros turistas e desfrutamos subir, descer e nadar pelo caminho através do cânion. Também tivemos a oportunidade de conhecer e entrevistar o Henry, um líder comunitário que organiza as atividades de turismo rural comunitário e os projetos sociais feitos com uma porcentagem dos lucros de venda de ingressos da reserva .

Também passamos um dia na bela comunidade de Miraflor, acompanhados por Ariel, um membro da comunidade e o coordenador do turismo da Treehuggers. Fomos visitar algumas das famílias participantes da iniciativa de turismo rural comunitário que oferecem hospedagem e alimentação para os turistas, bem como passeios a cavalo e guias. Também visitamos vários lugares bonitos em toda a comunidade. Uma das iniciativas sociais que apoia Luz Verde são as hortas orgânicas familiares, pequenos cultivos orgânicos de vegetais que podem ser consumidos pelas famílias que as cultivam, vendidos dentro da comunidade e também para o Café Luz, a outra empresa social que oferece um menu orgânico. Foi muito interessante visitar as iniciativas dessa comunidade e aprender mais sobre os projetos da Luz Verde.

Após o fim do nosso tempo de voluntariado com a Luz Verde, rumamos em direção a León no querido Chancho. A polícia normalmente para a gente para checar os nossos documentos, e às vezes para fazer algumas perguntas sobre o nosso destino ou mesmo sobre a nossa expedição. Desta vez, o policia nos viu tentando passar um caminhão muito lento antes de percebermos que começou a linha dupla na estrada poucos metros depois que já tínhamos mudado para a outra pista! Voltamos assim que nos demos conta mas, não tínhamos visto a placa ainda, só que nós também estávamos em uma área escolar, o que significa a redução do limite de velocidade… Resumindo, os policiais queriam nos cobrar uma multa para as 2 infrações que cometemos.
Para tentar resolver a situação a Thays, nossa negociadora profissional, saiu do carro para explicar o que tinha acontecido e que nós realmente não tínhamos chegado na placa e que voltamos para nossa pista assim que a linha dupla começou. Ainda assim a polícia não quis tirar a multa. Isso significaria que a carteira de motorista do Carson seria confiscada por 2 dias e um atraso em nosso cronograma apertado. Foi só depois que a Thays explicou que éramos voluntários e contou sobre todo o trabalho que fazemos na Expedição que eles acreditaram que realmente estávamos falando a verdade e decidiram deixar-nos ir só com uma advertência! Ufa!

Apesar de tristes por deixar nossos amigos de Esteli, todos nós precisávamos de algum descanso e um tempo sozinhos depois de 6 meses viajando juntos 24 horas por dia e 7 dias por semana! O Pierre e a Marianne foram visitar Masaya, a Laguna de Apoyo e Granada; o Carson dirigiu-se para o Pacífico para explorar a região ao longo da costa do Norte em Jiquilillo. Já a Thays encontrou alguns amigos que viajaram do Brasil para encontrá-la, o Luiz e a Stephanie, que apoiaram a Expedição Mutare desde as fases de planejamento e ofereceram voluntariamente o seu tempo e conhecimento para ajudar a tornar este projeto possível, junto com muitos outros de nossos amigos!

Depois de visitar lugares como León, Isla de Ometepe e San Juan del Sur, a Thays e seus amigos cruzaram a fronteira para a Costa Rica. O Pierre, o Carson e a Marianne se reencontraram em León e fizeram um par de caminhadas pelos vulcões San Cristobal e Maderas, antes de cruzar para Costa Rica com o motorhome para reunir a equipe! E não tivemos problemas na fronteira!

A Nicarágua é um país muito bonito e seu povo é extremamente agradável, sorriem todo o tempo e são muito hospitaleiros. Vimos muitas coisas bonitas e conhecemos muitas pessoas maravilhosas! Embora o país seja um dos mais pobres da América Central, está trabalhando para desenvolver e superar seus desafios sociais. Nós recomendamos a visita, não só porque é muito barato para os viajantes, mas também por causa das muitas coisas que tem para oferecer!